domingo, 30 de setembro de 2012

30/SET - CAMINHADA FOTOGRÁFICA AO SÍTIO HISTÓRICO DA ILHA DE BOM JESUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. VENHA PARTICIPAR DESSA AVENTURA COM A GENTE !!






30/SET - CAMINHADA FOTOGRÁFICA AO SÍTIO HISTÓRICO DA ILHA DE BOM JESUS NA CIDADE UNIVERSITÁRIA !

Venha conhecer um dos sítios históricos mais importantes do Rio de Janeiro numa fantástica caminhada pela manhã do próximo domingo. Participar
emos de uma missa realizada dentro de uma igreja construída no início do século XVIII (1705), a histórica Igreja de Bom Jesus da Coluna, onde D.João VI frequentava com sua corte quando esteve pelo Brasil entre 1808 e 1821. Depois entraremos por toda a história que contem esse lugar fantástico, compartilhando de visuais que deixam esse recanto do Rio com a cara de parado no tempo.










Local do Encontro: Ilha do Fundão (Portaria do Quartel da Ilha de Bom Jesus, Cidade Universitária (pegar o ônibus interno da Cidade Universitária - é grátis)

Horário: 9:30 h

Inscrição: aventurasdorio@gmail.com




Ingresso : Uma caixinha de 1 litro de leite (na validade), desnatado ou integral, qualquer marca, por participante, para doar à Casa do Índio, na Ilha do Governador.

Aventura imperdível. Participem com a gente !!
 — em Ilha Do Fundao


Divulgação :  AVENTURAS DO RIO  ***


29/SET - CAMINHADA FOTOGRÁFICA "DESCOBRINDO AS BELEZAS DA ILHA" - CIRCUITO DAS TRÊS IGREJAS DO JARDIM GUANABARA. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A PARTICIPAR DESSA AVENTURA COM A GENTE !




Nesse sábado (29/set) faremos um passeio para conhecer melhor a Ilha do Governador e visitaremos alguns pontos com visuais e histórias bem interess
antes. Veja o roteiro:

Saída da Rua Cambaúba, em frente a Padaria Majestosa;
Subida pela Ituá;
Visual da Rua D.Emanuel Gomes;
Visita externa a nova igreja de Nossa Senhora de Fátima;
Encontro com o desmatamento do Corredor Ambiental do Jardim Guanabara pela Prefeitura. Isso está sendo bom ou ruim para ilha? Vamos poder tirar nossas próprias dúvidas no próprio local;
Visita externa a histórica Catedral Imperial de Nossa Senhora da Conceição;
Pier de Pesca da Colônia de Pescadores do J.Guanabara;
Fonte da Bica, onde D.Pedro II gostava de passar suas horas de lazer;
Árvore mais antiga do bairro, com cerca de trezentos anos;
Praia da Bica e suas belas Palmeiras Imperiais;
Mirante da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e todo o visual da Enseada do Jardim Guanabara.

Aventura imperdível. Participem !!

Local do Encontro: Rua Cambaúba, em frente a Padaria Majestosa (pertinho do Iate Clube J.Guanabara) - iLHA DO GOVERNADOR.



Horário : 9 h
Valor da aventura: grátis
Inscrição: aventurasdorio@gmail.com
O que levar? Câmera Fotográfica, boné ou chapéu, protetor solar e água.

Até lá !



Divulgação :  AVENTURAS DO RIO ****

sábado, 15 de setembro de 2012

CONHECENDO A ILHA PONTO-A-PONTO : CAPELA DE SANTO ANTONIO NO TAUÁ !!


CAPELA DE SANTO ANTONIO

Em 13 de março de 1939 foram iniciadas as obras para a construção de uma capela dedicada a Santo Antônio, localizada na Rua Capanema, bairro do Tauá. 
Para ajudar a construção foi criada uma associação, a “ Instituição de Caridade de Santo Antônio dos Pobres” na qual um de seus provedores foi o Sr José Baptista de Carvalho Júnior, conhecido por todos como “ Seu Miúdo”, comerciante estabelecido no bairro desde 1932. 
A Igreja foi entregue ao público em 12 de junho de 1950. 

Desde aquela época realiza – se no dia 13 de junho uma Alvorada às 6 horas da manhã, com queima de fogos e mais tarde a tradicional procissão que percorre as ruas do bairro.
Em 2002 foi inaugurada uma nova igreja, que veio substituir a antiga, cuja estrutura estava comprometida por infiltrações, rachaduras e infestação por cupins.
No entanto, as portas da antiga capela, entalhadas em 1949 foram preservadas.



Divulgação :  Blog da Ilha do Governador ***




sábado, 8 de setembro de 2012

ENCONTRANDO PRAZER NUMA BOA CAMINHADA PELA ILHA!!!

 

                                                                                         Escrito por Roberto Macchiute

Se você sair pela ilha andando "sem lenço nem documento", como cantava Caetano Veloso em uma de suas músicas no início dos anos 70, certamente encontrará alguma novidade para comentar com seus amigos. Foi o que aconteceu comigo nessa sexta-feira de feriado prolongado, onde, por motivo de grana curta, resolvi não viajar.
Um dia bonito de sol colocou-me fora da cama antes das sete da manhã. Não querendo perder o feriado inutilmente, resolvi fazer uma caminhada diferente do habitual, pois meu percurso sempre é em direção a Praia da Bica, onde fico no calçadão prá-lá-e-prá-cá, até me cansar. Mas nesse feriado não! Iria fazer uma rota diferente. Resolvi que tomaria o rumo de Tubiacanga, um bairro da ilha quase nunca explorado e desconhecido por mais de noventa por cento da população insulana.



Logo no início da estrada para Tubiacanga existe uma guarita em que o segurança não barra ninguém, porém muita gente fica com esse receio e nem se atreve a passar. Ao ultrapassar a suposta zona de bloqueio, uma estrada rodeada por uma mata densa e pelo muro do Aeroporto Internacional Tom Jobim dão o tom do lugar. Ao fundo vê-se a Baía de Guanabara. Após a primeira curva a estrada já começa a surpreender. Do lado direito de quem vai, aparece uma novidade. 



Uma entrada tipo de fazenda, bem cuidada, com um portal pintado de branco indicando a entrada na mata. A aparência bonita do lugar gera a tentação de entrar, e foi exatamente isso que fiz. Quando adentrei a área da floresta, pude ver que o local estava muito bem cuidado, apesar de não ser propriedade particular. 



Caminhos, bancos, cadeiras embaixo de árvores frondosas formavam recantos encantadores e bastante agradáveis e, por isso, atraiam grande número de  pessoas para "Orar a Deus", como bem informava uma placa afixada numa das grande árvores do espaço. Pude notar que o local estava sendo muito bem cuidado por diversas igrejas evangélicas que lá faziam encontros religiosos com seus membros.




Voltando para a estrada, a essa altura já estava gostando muito da aventura. Continuei seguindo com destino a Tubiacanga. Uns cem metros adianta, do lado esquerdo, notei alguns automóveis parados com carretas que levavam bicicletas e motos trail, ou seja, fora de estrada. Resolvi então dobrar a esquerda. Aí aconteceu a segunda surpresa. 



Dezenas de pistas rústicas para a prática de fora de estrada com bicicletas e até motocicletas esportivas acompanhadas de verdadeiros atletas paramentados para essa atividade, pude ver na minha frente. 



O colorido das vestimentas contrastando com os das máquinas fizeram-me sentar e ficar observando por longo tempo as piruetas nem sempre fáceis de realizar. Achei o espaço muito interessante para o insulano praticar esse tipo de esporte, inclusive podendo servir como área de lazer para nossas carentes garotadas. Achei interessante que existia naquele momento um trator arrumando a área, mas, sem publicidade alguma que indicasse que viria a ser área de alguma empresa privada ou até mesmo da prefeitura. Não existem placas anunciando qualquer trabalho por lá e no entanto, o trator estava arrumando as pistas para as piruetas da gurizada. Quem está pagando, não consegui descobrir !



Voltei para a estrada, feliz da vida. Acho que essas duas descobertas já valeram por todo meu passeio pela área. Só que agora a empolgação tomou conta de mim. O que mais poderia vir dessa estrada que  quase nunca ninguém passa? Continuei meu caminho para Tubiacanga. Depois da segunda curva fechada, finalmente cheguei no bairro mais escondido da ilha. Um lugar espremido entre o mais importante aeroporto do Rio e a Baía de Guanabara. Houve uma época em que a Aeronáutica, antiga proprietária do terreno, resolveu retirar todas as famílias da área, em grande parte de antigos pescadores da região, e transformar tudo em hangares para manutenção de aviões. Tentou, tentou por anos a fio, mas, não conseguiu. Então, desistiu da ideia e resolveu dar o título de posse para esses moradores e deixar eles viverem no lugar que lhes pertence por direito. A maioria tenta sobreviver da pesca e passa esse ofício de pai para filho a anos. 



Tubiacanga, apesar da carência de hospital e da dificuldade de trabalho, já que a Baía de Guanabara anda muito poluída, vem crescendo e seus moradores, não se importando com as dificuldades da vida, são alegres e animados, apesar dos claros problemas por que passaram e que continuam passando para que nossos governantes vejam o bairro, pelo menos, igual aos restantes dos bairros da Ilha.



Conversando sobre os problemas da pesca com um velho pescador da região, pude notar o descrédito dele para com a melhora do local em que vive. Disse ele que os políticos, nessa época de eleição, aparecem por lá aos montes e prometem "mundos e fundos". Depois de eleitos, somem  como um passe de mágica, para voltar somente quatro anos depois. A vontade de que o local tenha um entreposto para a venda de pescado, fruto do trabalho deles, faz com que recebam qualquer político com educação e simpatia. Esse local para a venda do fruto de seus trabalhos é, no pensamento deles, tão importante, que até esquecem de outras grandes necessidades que o carente bairro tem e nem comentam, como educação, saúde, transporte coletivo, saneamento básico, etc...



Mesmo não acreditando nos políticos ele mostrou, através desse diálogo, que no fundo, possui esperança de melhorar o desenvolvimento do bairro, não passando na cabeça dele, em nenhum momento, "abandonar o barco", ou seja, se mudar para um outro lugar. A vida daqueles pescadores e suas famílias era ali mesmo, nos fundos da ilha.



Terminei o dia num restaurante de peixe e frutos do mar espetacular de lá de Tubiacanga, onde almocei no "Capitania dos Copos", que indico a todos que desejam apreciar uma culinária de primeira qualidade a preços acessíveis.
Finalmente, depois de toda essa aventura, encerrei minha programação com o sol já se pondo no mar, num dos visuais mais fantásticos que já pude ver na vida. 



Se você quer passar um sábado ou domingo fazendo uma aventura diferente, pode perfeitamente rumar para Tubiacanga. Depois você me conta !!!


Divulgação :  BLOG DA ILHA DO GOVERNADOR ***

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EVENTO ANUNCIADO PELA LONA CULTURAL PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA ILHA FOI CANCELADO EM CIMA DA HORA E CAUSA ABORRECIMENTOS AO PÚBLICO PRESENTE !!



O evento que seria realizado nesta quarta-feira (dia 05/set), na Lona Cultural Renato Russo, organizado para comemorar o aniversário da ilha foi cancelado sem aviso algum, causando estresses e aborrecimentos nas pessoas que foram ao Cocotá. Sem qualquer informação sobre o motivo do cancelamento os responsáveis pela Lona já estão marcando um outro evento, agora para comemorar o aniversário da própria Lona Cultural.

Com desleixo, irresponsabilidade e falta de respeito para com a população, duvidamos que alguém em sã consciência, saia mais de sua casa para prestigiar algum evento realizado pela Lona Cultural daqui para frente, sem que seus dirigentes ofereçam uma desculpa plausível para o acontecimento, ou, no caso, o não acontecimento.

Vamos criar juízo, galera !!


Divulgação :  BLOG DA ILHA DO GOVERNADOR ***



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

05/SET - SARAU DE MÚSICA E POESIA PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA ILHA. É HOJE, PARTICIPE !!



Para comemorar o aniversário de 445 anos da Ilha do Governador em grande estilo, haverá hoje (05/set) `as 21 horas na Lona Cultural Renato Russo, um "Sarau com Poetas e Músicos da Ilha". A entrada é gratuita.

Venham participar e dar parabéns a nossa Ilha do Governador.


Divulgação :  ILHA EU AMO EU CUIDO  -  O Blog da Ilha do Governador ***





IDEIAS INTERESSANTES QUE TRAZEM DESENVOLVIMENTO PARA A ILHA !!



"Aproveitando as iniciativas de passeios ciclísticos e tb a instalação do anel cicloviário na Ilha, seria interessante pedirmos a prefeitura a instalação aqui na Ilha do programa de aluguel de bicicletas Bike Rio já existente nas praias da zona sul do Rio."
                
                                                                        Claus Rohr
                                                         Um dos membros do ILHA EU AMO EU CUIDO 




Divulgação :  ILHA EU AMO EU CUIDO  -   Blog da Ilha do Governador  ***



05/SET - DEBATE DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO NA REDE TV !!



O debate de hoje a noite, na Rede Tv, é uma ótima oportunidade de conhecermos os candidatos e podermos adquirir mais conhecimento a fim de escolhermos o que iremos votar no dia 7 de outubro ! 

Não deixem de assistir com a família e amigos!!!!



Divulgação :  ILHA EU AMO EU CUIDO ***



terça-feira, 4 de setembro de 2012

09/SET - GRANDE PASSEIO CICLÍSTICO EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DA ILHA, TRAGAM SUAS BIKES E PARTICIPEM!!



Aniversário da Ilha do Governador - 5 de Setembro


Setembro, mês do aniversário da Ilha do Governador (445 anos) e do Dia mundial sem carro (22 de Setembro), a ACIG - Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador, para celebrar essas importantes datas, organiza para domingo, 09 de setembro, um passeio ciclístico repleto de novidades.



Dia Mundial Sem Carro - 22 de Setembro

Dia do evento:  
  Domingo 09/09/2012 
Concentração: 
 Parque Manuel Bandeira (Aterro do Cocotá) ás 8:00h

Saída:
Ás 8:30h

Chegada:   

11:30h (previsão)
Roteiro: 
 COCOTÁ - PRAIA DO BARÃO - PRAIA DA GUANABARA - FREGUESIA - BANCÁRIOS - TAUÁ - MONERÓ - TUBIACANGA - PORTUGUESA - JD. GUANABARA - CACUIA - VILA PANAMERICANA - ZUMBI - RIBEIRA - ENGENHOCA - ZUMBI - PITANGUEIRAS - PRAIA DA BANDEIRA E COCOTÁ

Mapa:
ROTEIRO - PASSEIO ATÉ TUBIACANGA

Orientações:
- Equipamentos de segurança e manutenção são indispensáveis
- Não quebre a Cabeça use SEMPRE Capacete!
- Menores de 14 anos acompanhados dos responsáveis
- Filtro solar, bastante água e tênis são itens importantíssimos.   
 
Maiores Informações:
Luan Gomes 
Membro-fundador - ACIG  

tels 21 2467-1112 / 8310-6377 / 9847-5988

acigilha@hotmail.com 


Realização:




Colaboradores:





Divulgação :  ILHA EU AMO EU CUIDO  -  Blog da Ilha do Governador ***



sábado, 1 de setembro de 2012

A ILHA COMEMOROU 445 ANOS E O BOLO FOI TODO NOSSO. PARABÉNS ILHA !!



Aconteceu na manhã deste sábado (dia 01/setembro), na Ribeira, a comemoração do aniversário da Ilha do Governador promovida pelo ILHA EU AMO EU CUIDO, movimento apartidário, sem fins lucrativos, sem donos, e que deseja, acima de tudo, resgatar o amor dos habitantes da ilha para com a nossa bonita região. O insulano precisa de movimentos assim, que colaborem com as autoridades públicas apontando problemas e soluções no sentido sempre de melhorar a qualidade de vida em nossos quatorze bairros.

Ilha do Governador, parabéns pelos 445 anos !
* a serem completados no dia 05 de setembro

* Agradecemos a todos, membros do movimento, empresas, cantores, músicos, artistas, enfim, todos que fizeram desse dia, um evento de comemoração e amor a Ilha do Governador.


Divulgação :  ILHA EU AMO EU CUIDO - Blog da Ilha do Governador ***