Apesar de não ser comum, alguns bairros do Rio de Janeiro possuem símbolos adquiridos à época em que a cidade era Estado da Guanabara.
O brasão da ilha possui um escudo heráldico português, encimado por uma coroa mural de cinco torres de ouro, símbolo da cidade-capital. Aos lados, dois golfinhos simbolizando a povoação marítima, tendo ao lado direito a data de 1568, data da doação da sesmaria de mais da metade de seu território a Salvador Correia de Sá. Do lado esquerdo, a data de 1961, ano da criação do brasão das armas da Ilha do Governador, ambos os números em vermelho. Em baixo, ainda em vermelho, a legenda Governador, referente ao nome da ilha e ao cargo de Salvador Correia de Sá.
Divididos em quadros, sendo o primeiro quadro (à direita), sobre fundo branco (prata), um arco em vermelho disparando uma flecha, simbolizando a primitiva ocupação indígena da ilha. No segundo quadro (embaixo, à direita), sobre fundo vermelho, o retrato de Salvador Correia de Sá. À esquerda, no primeiro quadro, sob fundo azul, a Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, em ouro (amarelo), simbolizando a criação da Freguesia de mesmo nome, em 1710. Embaixo, sob fundo azul, as armas da Aeronáutica (asas) e da Marinha (uma âncora), em ouro (amarelo), simbolizando a ocupação militar da ilha.
Em heráldica, o vermelho simboliza a vitória, com sangue, sobre o inimigo. No brasão, o vermelho simboliza a vitória decisiva para a conquista do Rio de Janeiro pelos portugueses.
No período de 1961 a 1975, o brasão de armas da Ilha do Governador teve uma estrela de prata sobre a coroa-mural de ouro, simbolizando o Estado da Guanabara. Com a fusão, em 1975, o brasão perdeu a estrela.
Conhecer a história do lugar em que vivemos é a maior prova de amor que podemos dar a nosso bairro.
Divulgação : ILHA EU AMO EU CUIDO - O Blog da Ilha do Governador ***
Nenhum comentário:
Postar um comentário