sábado, 4 de agosto de 2012

SUBPREFEITO DA ILHA RECLAMA DE PICHADORES E MENCIONA O MOVIMENTO "ILHA EU AMO EU CUIDO" EM SEU PERFIL !!


Na madrugada desta sexta-feira (03/ago), de acordo com o divulgado pelo Subprefeito da Ilha do Governador em seu perfil do facebook, vândalos picharam alguns pontos da Praça Iaiá Garcia, na Ribeira. Conforme descreveu o subprefeito, as pichações ocorreram às 3h30 min da manhã de sexta-feira. Além de mostrar natural indignação, o noticiado com o título "Vândalos destroem a Praça Iaiá Garcia" fez uma triste associação do episódio com um evento do movimento ILHA EU AMO EU CUIDO ocorrido no início da noite de quinta-feira, perto de onde irresponsáveis cometeram na madrugada esse crime odioso contra o referido logradouro público.

Vejam na íntegra o conteúdo escrito pelo Subprefeito da Ilha:


Prezados,

Infelizmente às 3:30 do dia 03 de agosto, quatro adultos picharam a Praça Iaiá Garcia.

Acontece que temos testemunhas que conseguem identificar os responsáveis. Na hora a PM foi chamada, mas não chegou a tempo.

Os meliantes estavam em um carro Ipanema Prata. Como temos pouquíssimos na Ilha e no Rio, será fácil localizarmos os responsáveis. Temos inclusive a placa.

Espero que eles se escondam, pois há moradores bem irritados, temo pela segurança deles... Há um cabeludo envolvido e os moradores o estão procurando para leva-lo à delegacia.

O chato também é que houve horas antes um encontro do movimento denominado "Ilha Eu Amo Eu Cuido" nesse local. Fica a sensação de que querem manchar o nome do movimento ou que alguns integrantes resolveram fazer esse tipo de protesto... Também há testemunhas afirmando que os responsáveis pela ação teriam saído do evento de Rock... 

Até meu nome foi escrito com o adjetivo de FDP.

Felizmente às 10 horas já estava tudo limpo e as pichações apagadas. Não iremos deixar que os vândalos nos vençam...




Nosso movimento, ao saber do ocorrido na manhã de sexta-feira, expediu imediatamente uma nota de repúdio ao vandalismo ocorrido, marcando inclusive um encontro de protestos contra a pichação, na própria sexta-feira à tarde. Vejam na íntegra:


NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO ILHA EU AMO EU CUIDO

O movimento ILHA EU AMO EU CUIDO, conjunto de moradores e apaixonados pela Ilha do Governador, tem como premissas a promoção de ações cidadãs em prol da Ilha do Governador, a intenção de incutir nos insulanos a importância de sua responsabilidade para com o seu bairro, a ampla divulgação de ações sociais, artísticas e culturais gratuitas em favor dos insulanos.

Diante das recentes manifestações de vandalismo em equipamentos públicos da Praça Iaiá Garcia, na Ribeira, nós, moradores insulanos e apaixonados pelo bairro, repudiamos veementemente TODA e qualquer ação que degrade o nosso bairro, que macule sua imagem perante a cidade do Rio de Janeiro.

Aproveitamos o ensejo para convidar a TODOS os cidadãos comprometidos com o bem-estar do nosso bairro a se agregarem ao movimento e demonstrar, através de nossas ações, que somos um movimento que expõe os anseios dos moradores do nosso bairro, visando a melhora da nossa qualidade de vida.




Neste sábado, diante da indagação do Mauro, membro do ILHA EU AMO EU CUIDO, sobre a ausência do poder público no protesto, o Subprefeito resolveu escrever o que acha do ILHA EU AMO EU CUIDO. Em seu texto ele mostrou estar totalmente enganado sobre os interesses do movimento. Vejam na íntegra:




  •  Mauro,

    Eu já havia assumido outros compromissos. Entretanto, me desculpe, mas eu, que no momento que surgiu o Movimento Ilha Eu Amo Eu Cuido fui extremamente receptivo e o incentivei a ir em frente, inclusive apresentando alguns dos responsáveis pelo sucesso do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, não estou de acordo com as posturas tomadas e sendo assim, não estou disposto a participar das ações do movimento como morador da Ilha do Governador. Toda vez que eu tiver que participar como Subprefeito, não deixarei de fazê-lo, mas seguindo os trâmites protocolares.

    Para não ficar dúvidas, vou expor alguns dos motivos que me fizeram mudar de posição quanto ao movimento:

    O movimento foi personificado, principalmente na sua figura Mauro, o Roberto me parece mais comedido. Uma vez que vocês deixaram que isso ocorresse e você posta diariamente mensagens de apoio ao candidato Marcelo Freixo e críticas ao Prefeito e ao Governador, você não pode mais dizer que o movimento é apartidário e isento. Observe a postura do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, as pessoas nem sabem quem está por trás do movimento, eles não personificaram, bem como também não falam sobre política ou sobre os candidatos. Falam sobre a cidade. Quando você posta na sua página pensamentos mais radicais, de manifestação, de ação, de repúdio, etc, você pode mesmo sem intenção, estar incentivando algum desequilibrado a cometer um ato de vandalismo como o que aconteceu na Praça Iaiá Garcia. Veja bem, não estou te transferindo nenhum culpa, nem responsabilidade, só estou dizendo que na hora que temos um discurso radical, pessoas podem ouvir e em prol de uma causa que julgam correta, tomarem uma atitude errada. Não te conheço pessoalmente, mas você me parece ser uma pessoa do bem.

    Outro motivo foi que um movimento que se propõe a cuidar da Ilha, deveria unir esforços ao Poder Público, e isso não significa dar aval a todas as atitudes, mas sim entender que somente pela união de esforços conseguiremos alcançar o objetivo, já que muitas vezes é necessário derrotar o sistema. Não é isso que tem acontecido... Havia um chafariz depredado, morador de rua vivendo ali, o local não servia para nada, então tivemos uma atitude corajosa para mudar aquele panorama. Passe lá no local da estátua hoje e veja que virou um local de confraternização e que o ambiente ficou mais bonito, clean e agradável. E isso é porque ainda não fizemos tudo que gostaríamos. O que o movimento fez???? O movimento fez um ato repudiando a mudança... Aí, depois quando posto que já temos adotante, que promoveremos a música clássica, a MPB e o pop-rock no espaço, você posta dizendo que é uma excelente ideia...

    A outra ação do movimento, que está juntando assinaturas contra o desmatamento na Ilha do Governador, no mínimo vocês deveriam ter o cuidado de procurar saber o que está acontecendo. Já postei a explicação para você uma vez, mas acho que você preferiu ignorar. Não houve desmatamento e não acontecerá desmatamento, muito pelo contrário. Tivemos desabamentos na Rua Henrique Lacombe e os moradores sofreram com isso e pressionaram a Prefeitura para intervir na encosta de maneira a garantir que isso não acontecesse mais. Então, para resolver o problema, a Geo-Rio teve que limpar o terreno. Isso significou retirar o mato e as vegetações rasteiras. Nenhuma árvore foi retirada, ou melhor, retiraram um pé de mamona. O que será feito no local? Eles estão trabalhando no terreno para estabilizar o máximo possível com a chamada Biomanta e depois farão um reflorestamento na área, mesmo sem ter tirado árvores.

    Aí vejo alguns criticando o valor da obra, cerca de 3 ou 4 milhões. Se tivessem olhado com calma a placa de obra, ou perguntado, saberiam que esse valor é o valor do contrato. O contrato tem como objeto o mesmo serviço em outras áreas da Ilha que também estão sofrendo o mesmo problema.

    Logo, o Movimento Ilha Eu Amo Eu Cuido está mobilizando pessoas para fazer o que???? Nesses dois casos, me desculpe discordar, mas não acho que seja para cuidar da Ilha.

    Aí picharam a Praça Iaiá Garcia, vocês fazem um ato lá contra o ato de vandalismo, legal, uma ótima iniciativa, mas aí, um dos integrantes, posta fotos da remoção das pichações e diz que deveríamos fazer isso em todos os prédios públicos da Ilha do Governador. Me desculpe, mas vocês só sabem criticar. Se fizessem uma pesquisa de verdade, teriam visto que estamos fazendo isso na Ilha. Recuperamos a Pedra da Onça que estava pichada a décadas, recuperamos o Busto do Lima Barreto que estava pichado, o Relógio do Cacuia que também estava assim, recuperamos a Praça Iaiá Garcia e retiramos as pichações, entre outras ações nesse sentido.

    Apesar de tudo eu ainda acredito na boa intenção de vocês, mesmo com algumas pessoas sugerindo que vocês estão procurando promoção pessoal. Sendo assim, acho que há espaço para reflexões e para que o Movimento Ilha Eu Amo Eu Cuido, realmente sirva para melhorar a Qualidade de Vida da Ilha do Governador.

    Espero que entendam a minha manifestação, pois assim como vocês colocaram, sou nascido, criado e moro na Ilha do Governador, como quase toda a minha família...

    É natural que se alguém escreve, dá o direito de resposta a quem está endereçando seu texto, vejam então o decorrer das conversas e tirem suas conclusões:

  • Roberto Macchiute Victor Bello Accioly, sou morador da ilha a anos como você, minha família mora ainda mais tempo por aqui. Entrei para o movimento por achar que os moradores da ilha tem que participar mais dos problemas da ilha, ajudando as autoridades a criarem soluções para eles. Acredito que juntos poderemos melhorar a qualidade de vida de todos nós. Vou rebater agora alguns dos motivos que você disse que lhe fizeram mudar de ideia quanto ao movimento ILHA EU AMO EU CUIDO:

  • Roberto Macchiute Você escreveu "O movimento foi personificado, principalmente na sua figura Mauro, o Roberto me parece mais comedido. Uma vez que vocês deixaram que isso ocorresse e você posta diariamente mensagens de apoio ao candidato Marcelo Freixo e críticas ao Prefeito e ao Governador, você não pode mais dizer que o movimento é apartidário e isento. Observe a postura do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, as pessoas nem sabem quem está por trás do movimento, eles não personificaram, bem como também não falam sobre política ou sobre os candidatos. Falam sobre a cidade. Quando você posta na sua página pensamentos mais radicais, de manifestação, de ação, de repúdio, etc, você pode mesmo sem intenção, estar incentivando algum desequilibrado a cometer um ato de vandalismo como o que aconteceu na Praça Iaiá Garcia. Veja bem, não estou te transferindo nenhum culpa, nem responsabilidade, só estou dizendo que na hora que temos um discurso radical, pessoas podem ouvir e em prol de uma causa que julgam correta, tomarem uma atitude errada. Não te conheço pessoalmente, mas você me parece ser uma pessoa do bem." - Resposta: Victor, nosso movimento não tem partido político, porém, em nossos perfis podemos sim, ter uma predisposição a votar nesse ou naquele candidato. Isso é aceitável. Não acho que tenhamos, como você comparou, que ficar escondidos atrás de nenhum NOME DE MOVIMENTO, sabe por que ? Porque queremos o melhor para ilha e nosso movimento é apartidário. Não dá a cara pra bater não é interessante para quem é morador da ilha e pretende ver seus amigos, vizinhos, filhos, etc... participando dele. O ILHA EU AMO EU CUIDO, apesar de ter saído de uma ideia do Rio eu amo eu cuido, não tem pretensões de crescer mais do que o território da ilha. Quanto a falar de política e de candidatos, estamos em época de eleição e você sabe, é bem dificil controlar a galera, ainda assim, por dia, excluimos muitas publicidades ou divulgações que podem vir a parecer como campanha política. Eu mesmo faço várias vezes isso, não interessando que partido seja. Quanto a atos de vandalismo por desavisado partindo do movimento, te digo também que isso é impossível. Nada que comentamos na página do movimento coloca em dúvidas nossos interesses. Eles são únicos e se refletem do amor que temos pela ilha. Não estamos querendo bater de frente com qualquer político e sim somar. Associar-nos a todos para ver a nossa ilha melhor. Quero que saiba que o movimento ILHA EU AMO EU CUIDO não foi criado para transmitir pensamentos políticos do Mauro Sergio Pinheiro ou de qualquer membro do grupo. Somos da paz e por dias melhores é que estamos lutando.

  • Victor Bello Accioly Roberto, não tenho dúvidas disso. Fica o que eu disse para reflexão. Talvez eu possa estar errado...

  • Roberto Macchiute Você escreveu : "Outro motivo foi que um movimento que se propõe a cuidar da Ilha, deveria unir esforços ao Poder Público, e isso não significa dar aval a todas as atitudes, mas sim entender que somente pela união de esforços conseguiremos alcançar o objetivo, já que muitas vezes é necessário derrotar o sistema. Não é isso que tem acontecido... Havia um chafariz depredado, morador de rua vivendo ali, o local não servia para nada, então tivemos uma atitude corajosa para mudar aquele panorama. Passe lá no local da estátua hoje e veja que virou um local de confraternização e que o ambiente ficou mais bonito, clean e agradável. E isso é porque ainda não fizemos tudo que gostaríamos. O que o movimento fez???? O movimento fez um ato repudiando a mudança... Aí, depois quando posto que já temos adotante, que promoveremos a música clássica, a MPB e o pop-rock no espaço, você posta dizendo que é uma excelente ideia... " - Resposta :Victor Bello Accioly, nosso objetivo é sempre estar unido a Prefeitura, seja que político for o governante. Apenas, movimentos sociais são regidos pelos pensamentos, ideias e desejos do povo. Não podemos impedir que achem, dentro do grupo, que deveria ser essa ou aquela personalidade a homenageada. Quanto ao trabalho da Prefeitura, foi 10. O ILHA EU AMO EU CUIDO se aproveitou da inauguração para chamar a atenção do insulano para outro problema. Isso também não é nenhuma atrocidade, já que não temos verba para publicidade e nem espaço na mídia, nem mesmo em jornais da ilha. O modo que utilizamos foi justo, não significando que o trabalho da Prefeitura foi ruim.

  • Roberto Macchiute Você escreveu : "A outra ação do movimento, que está juntando assinaturas contra o desmatamento na Ilha do Governador, no mínimo vocês deveriam ter o cuidado de procurar saber o que está acontecendo. Já postei a explicação para você uma vez, mas acho que você preferiu ignorar. Não houve desmatamento e não acontecerá desmatamento, muito pelo contrário. Tivemos desabamentos na Rua Henrique Lacombe e os moradores sofreram com isso e pressionaram a Prefeitura para intervir na encosta de maneira a garantir que isso não acontecesse mais. Então, para resolver o problema, a Geo-Rio teve que limpar o terreno. Isso significou retirar o mato e as vegetações rasteiras. Nenhuma árvore foi retirada, ou melhor, retiraram um pé de mamona. O que será feito no local? Eles estão trabalhando no terreno para estabilizar o máximo possível com a chamada Biomanta e depois farão um reflorestamento na área, mesmo sem ter tirado árvores." - Resposta: Quanto ao desmatamento na Ilha, Victor Bello Accioly, apesar de ainda novo, você sabe que a coisa é grave. Não ignoramos suas explicações não, apenas não gostamos dela. Ela não confere com as fotos que postamos. É só você, como subprefeito ir ao local para confirmar o que está escrevendo. Não precisa ser engenheiro como sou para ver que desmatando a terra do jeito que fizeram ai sem, pode haver desabamentos. Quando aconteceu os problemas que você mencionou acima, a prefeitura agiu sem desmatar a área como fez dessa vez. A montanha é segurada não somente pelas árvores que lá são encontradas, mas também pela mata. O local desmatado é uma das últimas áreas verdes da ilha, tirando as de propriedade das forças armadas. Existiam plantas raras que foram dizimadas sem o menor cuidado e isso traz consequências graves até para a fauna local, que dirá para o clima. O abaixo-assinado nada mais é para que a Prefeitura, responda oficialmente, o que pretende fazer com essa área verde e também conclamar a população para uma maior colaboração com vocês próprios, na melhora da ilha. Novamente escrevo, nós, não estamos contrários seja a quem for, mas, criticar também é uma forma de ajudar.

  • Roberto Macchiute Você escreveu: "Aí vejo alguns criticando o valor da obra, cerca de 3 ou 4 milhões. Se tivessem olhado com calma a placa de obra, ou perguntado, saberiam que esse valor é o valor do contrato. O contrato tem como objeto o mesmo serviço em outras áreas da Ilha que também estão sofrendo o mesmo problema." - Resposta: Victor Bello Accioly, você está tão acostumado com política que nem mais está acompanhando os anseios da população. Sim, porque os políticos estão indo para um lado e o povo para o outro, não sei onde isso vai parar. Todos já olharam a placa, o povo não é bobo, Victor. Todos já viram que esse valor se refere a vários serviços na ilha. E isso, novamente está errado e por isso a crítica. Cada obra deveria ter seu valor estipulado em placa afixada na frente da obra e não um valor alto como esse você vem escrever, "não, são vários serviços na ilha", e depois não quer que a gente fale mal, não é subprefeito. Do jeito que foi exposta a placa, como o povo pode acompanhar o montante gasto, hein? Victor, queremos ajudar mais vocês também tem que colaborar com o povo, se não fica difícil.

  • Roberto Macchiute Você escreveu : ""Apesar de tudo eu ainda acredito na boa intenção de vocês, mesmo com algumas pessoas sugerindo que vocês estão procurando promoção pessoal. Sendo assim, acho que há espaço para reflexões e para que o Movimento Ilha Eu Amo Eu Cuido, realmente sirva para melhorar a Qualidade de Vida da Ilha do Governador.

    Espero que entendam a minha manifestação, pois assim como vocês colocaram, sou nascido, criado e moro na Ilha do Governador, como quase toda a minha família..." - Resposta: Por favor, acredite que a união da população em prol de uma causa faz milagres. Esperamos que você modifique seu pensamento quanto ao movimento que veio para apenas colaborar. Esqueçamos partidos políticos e nos unamos para uma ilha melhor. Sei que você é um cara inteligente e compreensível e vem fazendo um bom trabalho como subprefeito. A ideia é juntar forças e não brigar por elas. Fique na paz !!

  • Victor Bello Accioly Roberto, a obra em questão está sendo feita com recursos do governo federal dentro de um programa específico. Há uma legislação a ser cumprida na qual é preciso constar o montante de recursos do contrato. Quando é um contrato só, nem sempre é possível separar os valores. Claro que poderia ser feita uma estimativa, mas o que a legislação exige, com certeza foi feito pela Geo-Rio.
    Quanto ao que vocês estão chamando de desmatamento, te passei a versão oficial da Geo-Rio. Apesar de engenheiro, não sou especialista nesse tema, e acredito que os técnicos da Geo-Rio saibam o que estão fazendo, pois podem ser responsabilizados por isso.

  • Victor Bello Accioly Roberto, quanto a brigar pelas forças, já tornei público que estou me mudando para Londres e que a minha missão na Subprefeitura se encerra agora. Como morador da Ilha, tive a oportunidade de me esforçar na prática para dar a minha contribuição para uma melhor qualidade de vida por aqui. Coisas deram certo e coisas deram errado. Saio de cabeça erguida, contente de ter me superado em alguns casos e triste de não ter resolvido outros (ter perdido para o sistema). Quanto ao meu posicionamento em relação ao movimento, acho que vocês tiveram algumas oportunidade de mostrar na prática que queriam somar forças, mas não entendo que o fizeram. Quem sabe com o tempo as coisas mudam...


    "A união da população em prol de uma causa faz milagres. Esperamos que você modifique seu pensamento quanto ao movimento ILHA EU AMO EU CUIDO que chegou apenas para colaborar. Esqueçamos partidos políticos e nos unamos para criarmos uma ilha melhor. Sei que você é um cara inteligente e comprensível e vem fazendo um bom trabalho como subprefeito. A ideia é juntar forças e não  brigar por elas."

                                         MOVIMENTO ILHA EU AMO EU CUIDO !







    Divulgação : ILHA EU AMO EU CUIDO -  O Blog da Ilha do Governador ***





Um comentário:

  1. Por um momento esquecí da restauração de outros símbolos da Ilha como o busto do Lima Barreto, a Pedra da Onça e o Relógio do Cacúia. (queria saber também se a Ponta do Tiro está restaurada também.

    quando falei q locais públicos deveriam parar d ser pichados e restaurados falei de um modo GERAL não só estes específicos.

    ResponderExcluir